Luís Paulo Ferreira Lopes é um ex aluno nosso que tirou a carta de Automóveis Pesados de Passageiros em Maio de 2018, é natural de Seixal, tem 32 anos, e é Licenciado em Biologia Marinha pela Universidade dos Açores. Aceitou dar o seu parecer da sua experiência como Motorista Profissional de Autocarro, área onde trabalha atualmente e fora de Portugal, mais propriamente, na cidade de Tromsø, na Noruega.Tromsø é a maior cidade do Norte da Noruega, com cerca de 69 116 habitantes (censo de 2012). Ocupa o posto de
8ª maior cidade da Noruega por população e é também uma cidade importante no circuito turístico da Noruega, sendo uma das melhores cidades para se ver a Aurora Boreal.
Tendo o Luís atravessado a Europa com a sua formação de Biólogo para trabalhar em turismo, acabou também por trabalhar com este fenómeno da Aurora Boreal.
Estas experiências profissionais culminaram em se tornar Motorista Profissional de Autocarro.
O que pretendo com este artigo é dar a conhecer a experiência vivida pelo Luís Lopes na nossa Escola e como esta o levou ao ponto em que se encontra, ou seja, a ser Motoristas de Pesados de Passageiros numa das cidades mais difíceis de conduzir da Noruega.
1.) O que o fez escolher a profissão de Motorista Profissional de Autocarro?
Foram as circunstâncias, trabalhava em Tromso no turismo, como guia de Auroras Boreais. Como o turismo é sazonal, comecei a observar que as pessoas que trabalhavam na condução de autocarros tinham um trabalho mais estável. Que a carreira de motorista profissional seria o caminho mais apropriado na área do turismo, para ter a tão almejada estabilidade de emprego. A pandemia fez com que completa-se toda a Formação necessária para adquirir a Certificação (CAM) para poder exercer a Profissão de Motorista de Autocarro.
2.) O que gosta mais nesta profissão?
Eu gosto de conduzir, sempre gostei de conduzir. Já tinha sido chouffer de carrinhas de 9 lugares nas viagens de turismo e era skipper/condutor de barcos. A condução sempre fez parte da minha carreira. E para ter mais estabilidade profissional, para aumentar o meu salário e ter mais condições de trabalho, porque é um trabalho que está regulado por sindicatos e normas. Também gosto de trabalhar com pessoas, tenho 15 anos de carreira a trabalhar no turismo, foi uma maneira de conseguir trabalhar com o público e de ter um trabalho prático e, assim, conseguir satisfazer todas as minhas vontades de uma maneira rápida.
3.) Porque é que escolheu a nossa Escola?
Sabia que o instrutor da Escola tinha sido o único durante muito tempo a ensinar Pesados de Passageiros nos Açores. Sabia que era uma pessoa muito competente, coisa que se verificou ao fazer o meu curso e fiquei satisfeito pelas palavras e tudo o que tinham falado sobre o instrutor se ter tornado realidade
4.) Para além dos motivos que apresentou acima, também considerou a rapidez de tirar a carta?
Sim, a rapidez ajudou bastante, visto que tinha um período específico para fazer a carta.
4.1) Esteve de acordo com as suas expectativas?
Sim
4.2) Escolheu o nosso Serviço porque alguém conhecido aconselhou-lhe a ir para a nossa Escola?
Sim
5.) Em que área precisamente é que trabalha:
Faço Serviços Afectos ao Turismo e Transporte de Passageiros Urbanos.
6.) Qual é o nome da empresa em que trabalha?
Tide Buss AS e é uma empresa privada.
7.) Teve alguma prática a conduzir autocarro antes de trabalhar como motorista em Tromsø, depois de tirar a carta de Pesados de Passageiros?
Não conduzi em termos laborais para nenhuma empresa, mas para trabalhar numa empresa pública, senti necessidade de fazer o CAM na Noruega, que se chama Yrkersjåførkompetance (YSK). Aí, tive que fazer algumas aulas práticas e um exame teórico para obter o certificado CAM norueguês, coisa que não foi nada fácil devido à barreira da língua.
8.) Quais são as principais diferenças e “choques” entre conduzir em S.Miiguel/Açores e em Tromso?
Existem semelhanças e muitas diferenças. Conduzo um autocarro Long Bus de 15 metros, modelo maior do que tem na Escola de Condução Santa Clara e ai tive que ter especial atenção com as distâncias e as ruas. Uma coisa que veio ajudar ter tirado a carta em S.Miguel, foi o facto que aqui em Tromso existem muitas ruas estreitas, muitas curvas apertadas e muitas situações que temos que ter uma atenção exepcional, atenção com as pessoas na estrada, com marcações de estrada, maneiras “correctas” de entrar em certos cruzamentos, em certas curvas… Fazer o curso em S.Miguel ajudou bastante, porque em S.Miguel também há muitas zonas que são complicadas e especiais a nível de manobras.
A grande diferença é que em Tromso existe gelo desde meados de Setembro até Junho, para além disso, pode começar a nevar em Setembro e temos neve nas partes mais baixas da cidade, até pelo menos Maio, e há sempre a possibilidade de queda de neve durante todo o ano, alguns meses mais e noutros menos. Uma coisa necessária, aqui em Tromso, na condução de Pesados Passageiros foi aprender a lidar com o Inverno, e há alguma ferramentas, que por causa do tempo, existem nos autocarros na Noruega que em Portugal não existem. Nós temos uma ferramenta que usamos no autocarro que basicamente é uma caixa de areia que vai libertando gravilha na estrada a pedido. Temos uns botões que vamos clicando conforme a necessidade, para ir pondo areia em zonas onde há gelo e esta gravilha ajuda os nossos pneus que têm picos a subir. E, também, é necessário para quem trabalha na Noruega ter um bom controle e uma boa capacidade para interpretar a estrada e saber se é necessário usar correntes ou não, porque durante várias alturas do Inverno são precisas correntes, e, se as correntes não estiverem nos autocarros podemos ter problemas graves em zona de gelo. Há grandes complicações quando um autocarro fica atascado numa rua que, infelizmente, o autocarro não conseguiu subir e torna-se muito complicado porque a cidade tem pontos chave, e se um autocarro fica preso nestas zonas há muitas linhas da cidade que ficam afetadas. Por isto há muitas situações em que as correntes são precisas.
9.) Considera que as aulas de Condução de Pesados de Passageiros na nossa Escola preparou-o para estas diferenças? Se o que aprendeu permite manobrar um autocarro em qualquer sítio?
Sim
10.) Porquê?
Acima de tudo como condutor de Pesados de Passageiros, aquilo que aprendi na Escola de Condução foi a lidar com o peso do autocarro, como interpretar qual a velocidade certa, como utilizar o travão eléctrico do autocarro, como fazer a aproximação a curvas, etc… Fazer manobras como, olhar para o tráfego, interpretar quando estamos a operar o autocarro, se é preferível deixar passar um carro para termos mais espaço, se não, e como tomar a posse da estrada. Todos estes conceitos aprendidos na Escola de Condução foram importantes para eu ter sucesso a conduzir em Tromso.
11.) Qual foi a maior aprendizagem/aprendizagens que ficou ou ficaram das aulas de Mecânica e/ou Condução de Pesados de Passageiros?
O sempre a fazer foicel e as 5 regras antes de começar a fazer uma saída da paragem. O 1, 2, 3, 4, 5 é algo que eu ainda hoje faço. É importante fazer isto no inicio porque são 5 regras que fazemos sempre em cada parada. O virar o espelho de fora, o espelho de dentro, fechar a porta, fazer o pisca, fechar a porta e olhar no espelho do lado esquerdo do autocarro, nós temos que fazer isto sempre, não há uma única vez que possamos arrancar sem fazer isso, como consequência de atropelar alguém ou bater num carro.
12.) O que gostou mais das aulas de Mecânica e Condução de Autocarro?
Eu gostei de tudo o que aprendi com o Srº Cabral e apesar do Srº Cabral ser uma pessoa bastante exigente e, para algumas pessoas, isto pode ser difícil de lidar. Para mim pessoalmente não é, porque acho que realmente alguém que tem um trabalho de tanta responsabilidade, tem que entender que a instrução que estão a levar é uma mais valia. Eu pessoalmente apreciei a exigência que o Srº Cabral tinha para com todos nós, e a insistência faz com que nos lembremos das regras e de tudo relacionado com a instrução.
13.) O que diferencia as aulas da Escola de Condução Santa Clara das outras Escolas?
A insistência e a persistência do Srº Cabral são coisas de facto únicas, o facto de ser incisivo e minucioso com as “coisas” que temos que ter atenção todos os dias na estrada. E eu não senti isto aqui na Noruega, pois era um pouco, “Desenrasca-te!” Quando comecei a conduzir no gelo foi um bocado complicado, porque havia “coisas” que infelizmente o Srº Cabral não nos podia preparar, não há gelo, nem neve em S.Miguel. Simplesmente ele pode dar alguns conselhos, mas só conduzindo no gelo é que se aprende a conduzir no gelo e eu, felizmente, tive alguns colegas cá que me ajudaram, que eram bons colegas. Deram-me dicas: “ Em caso de dúvidas, pões as correntes, Em caso de dúvidas joga sempre pelo seguro, leva areia nas caixas porque dá sempre jeito! Toma os devidos cuidados!” e a polícia cá também não perdoa, por isso, isto ajuda.
14.) Há alguma coisa que queira acrescentar sobre a sua experiência na Escola de Condução que ainda não tenha sido revelada?
Aquilo que tenho a acrescentar é que quando o Srº Cabral reformar-se tem que fazer um livro, um livro de memórias! Porque quem quer que venha a seguir a ele, de certeza que vai ser uma mais valia, porque há conhecimentos que ele tem que são intemporais. Enquanto houver pessoas a conduzir pesados, todos os ensinamentos do Srº Cabral são uma mais valia e acho que ele, seguramente, pode fazer uma boa instrução de instrutores.
15.) Considera que as nossa formação contribuiu para se tornar num melhor Profissional?
Sim
Agradecemos muito ao Luís Lopes pela sua disponibilidade, tempo despendido e por partilhar o seu testemunho. Obrigada Luís!
